As verdades sobre Iyamin Osorongá (Ajé Iyamin)

O Culto de Iyamin Osoronga  é de Tradição Africana, muitos relatam que o Culto de Iyamin Osoronga se difundiu pelo fato das mulheres que não fecundavam e eram levadas para uma floresta distante e não conseguiam retornar para suas casas, nessa mesma floresta essas mulheres se reuniram e começaram a fazer rituais invocando o Poder de Iyamin, a partir dai nasce o Culto das Geledes.

Aqui no Brasil muitos cultuam Iyamin Osoronga através de assentamentos (Igba Iyamin) que são montados em arvores, muitos usam a imagem de uma coruja como representação de Iyamin onde invocam a energia dessa Divindade, muitos fazem uso dessa mesma energia para outros fins, como, amarração, feitiçaria, bruxarias, magias. Muitos dizem que não se pode dizer o nome de Iyamin Osoronga pelo fato dela ser uma feiticeira, mas na verdade o que dizem não condiz com a realidade até porque Iyamin Osoronga se for assentada sozinha não tem força nenhuma e para que esse pdoer se manifeste é necessário ter Yewa.

Iyamin Osoronga nasce no Odu Osá Meji, conhecidas como Ajé Iyamin, Osá Meji representa o Mundo dos Espíritos, representa o domínio da mulher sobre o homem, representa o feitiço, a magia e a bruxaria. É em Osá Meji que as Ajés Iyamins se comunicam onde os espíritos das árvores inspiram e orientam os seres humanos através de ebós, cantigas e rezas.

Ajé Iyamin significa (Espíritos de hierarquia inferior aos Orixás e que se utilizam do poder feiticeiro existente em todas as mulheres para a prática da bruxaria), muitos desconhecem esses poderes e por não conhecerem acabam manipulando essa energia e com isso podendo levar a mulher a ter problema em seus órgão genitais (câncer), hemorragias, e o homem podendo ter sérios problemas de câncer de próstata, tuberculose e entre outros podendo até prejudicar e destruir a sua própria família.

No Odú Osá Meji falam três Espiritos:

Ipori: Força Ancestral, onde esta registrada nossa Ancestralidade conhecido também como Culto a Placenta.

Orixá: São Ancestrais Divinizados e suas energias estão ligados aos Quatros Elementos da Natureza (ar, água, terra e fogo), trazendo o equilíbrio para cada ser humano.

Ojiji: significa o Corpo Telúrico.

 

Desmistificando um pouco mais sobre Iyamin Osoronga vamos um pouco mais adiante e agora vamos relatar sobre qual Orixá controla o Pode das Iyamins:

Quem é Yewa?

Yewa nasce no Odu Ogbefun (nesse Odu nasce o livro da morte), Yewa é quem controla o Poder das Iyamins, muitos  irão se perguntar mas porque?

Yewa representa a esterilidade, a castidade feminina, a virgindade e a solidão, ela esta ligada aos túmulos, as sepulturas e aos mortos. Yewa é a dona do cemitério e ligada aos mortos, é a responsável pela execução de Eggun e Oya. O nome Yewa vem do Yorubá (Yeye: mãe – Awa: nossa) ou seja, Nossa Mãe Ancestral, adorada principalmente nas casas de Santiago de Cuba, que é entregue como Orixá tutelar e seus filhos desfrutam altamente desse poder, considerado como videntes e mantidos na maioria austeridade rígida. À frente de seu assentamento não pode ser despir-se, nem discutir, ter conflitos, agir com violência ou grosseria e nem sequer levantar a voz.

A partir daí começamos a ver e a entender as verdades sobre tudo o que dizem sobre Iyamin Osoronga, sendo que, Yewa é a verdadeira Mãe Ancestral, portanto, Yewa é uma Rainha e vive com os mortos controlando e comandando o Poder das Ajés Iyamins.

Yewa Maferefun.

Iboru Iboya Ibosheshe.

Oba Eni Oriate Luciano Veríssimo Oyekun Pakioshe (Sacerdote do Culto aos Orisás – Baba Egun)