Saiba as diferenças entre o Oráculo de Merindilogun e os outros Oráculos

 

 

A necessidade do ser humano de prever o futuro, o desconhecido por meio de adivinhação tem estado presente em toda  a história da civilização desde os primórdios da humanidade. Os meios utilizados pelos vários sistemas e processos de adivinhação são extremamente variados:

A água, a areia, os corpos celestes, Tarô, Runas, a casca das árvores, as linhas das mãos e dos pés, as características faciais, a textura das misturas antigas, tais como chá, café, de fumo, sementes, entre outros. Embora ainda muitos praticam pelo Mundo afora  muito pouco tem sido feito em pesquisas sobre estes sistemas, incluindo aqueles que veio para a América da África na migração forçada do comércio de escravos do século passado.

O Sistema de adivinhação mais completo e conhecido é o  Merindilogun, reconhecido pela UNESCO, sendo um dos Oráculos mais importantes da Tradição  Cubana  conhecido e utilizado  em muitos Países da América, como:

Venezuela, Porto Rico, Panamá, Colômbia, México, Estados Unidos e República Dominicana, citando aqueles com o maior número de praticantes. No Brasil é poucas pessoas conhecem o Oráculo de Merindilogun que só pode ser manipulado por um Oba Eni Oriaté ou por um Olorishá consagrado que passou pela Cerimônia do Odu Irete Kutan dentro do Culto de Ifá Cubano.

O Merindilogun, também conhecido como Los Caracoles, é um Sistema de adivinhação baseado nos Odus de Osha, ou seja, o Oráculo é composto por 21 Búzios sendo que se joga com 16 búzios e 5 búzios servem como testemunhos totalizando uma configuração total de 256 Odus  que nos dá a possibilitando revelar sobre o presente, passado e futuro do consulente  através de interpretação dos Odus, podendo assim através disso analisar se ao consulente esta vivendo em Ire ou Osogbo (Positivo ou Negativo(, pela amarração de Igbos e através disso será recitado um Ebó com  orientação das Divindades para que o consulente fique bem e possa ter sucesso e prosperidade em todos os aspectos de sua vida.

 

Qual a diferença do Oráculo de Merindilogun comparando aos outros Oráculos do tipo: Tarô, Baralho Cigano, Runas e etc?

A grande diferença do Merindilogun diante dos outros Oráculos citados acima é que não usamos intuição, data de nascimento e nem fazemos pesquisa e perguntas a respeito da vida da pessoa antes da consulta. O Merindilogun tem como base os Odus de Osha que são baseados no Tratado de Osha, sendo assim é um Oráculo de interpretação.

Um outro  ponto  que quero ressaltar é a de que no Merindilogun é possível saber se o consulente está vivendo em Ire ou em Osogbo (Positivo ou Negativo), é possível saber também se as mudanças na vida do consulente está  Moyale ou Cotoyale (Seguro ou Inseguro), e através disso é recitado Ebós, rogações, limpezas para que o consulente fique bem. Já nos outros Oráculos esse tipo de investigação não é  possível  pela  sua limitação e até mesmo por falhas na interpretação por ser Oráculos que exigem muito da intuição do adivinhador, tornando -os  impossível  de recitar algo para ajudar a mudar a vida do consulente  fazendo com que o consulente estagne na vida trazendo para o mesmo sérios transtornos.

 

Qual a diferença entre Oráculo de Merindilogun e uma consulta com uma Entidade Espiritual?

O intuito não é menosprezar  ninguém,  mas sim levar a verdade a todos que necessitam de ajuda Espiritual e respaldo, conforme já citei acima, o Oráculo de  Merindilogun  é milenar  e reconhecido pela UNESCO, sendo assim, um dos Oráculos mais eficientes onde através da interpretação dos Odus de Osha encontramos a solução fazendo com que a vida do consulente caminhe positiva e segura.

Quando falamos em Entidades Espirituais  estamos falando em Egun, essas Entidades Espirituais (Exús, Pomba Giras, Caboclos, Boiadeiros e etc), podem ser tanto benéficas quanto maléficas dependendo do caminho de cada uma, dependendo da Ancestralidade, quando falo em caminho eu quero dizer que a pessoa que trabalha com essas Entidades Espirituais deve procurar saber o máximo sobre isso até porque essa Entidade Espiritual pode ser um Egun Ancestral  Familiar que necessita de ajuda e cuidados específicos e na maioria das pessoas não sabem disso e nem como cuidar e agradar, fazendo com que a pessoa sofra sérias consequências na vida passando muitas vezes por sérios problemas de saúde, infelicidade no amor, perdas, tragédias, miséria e etc.

Um outro ponto interessante que quero ressaltar a todos é que  para se incorporar um Entidade Espiritual  a pessoa precisa estra muito bem equilibrada (o) tanto Espiritualmente quanto Materialmente, caso a mesma não esteja poderá  limitar a comunicação com seu guia fazendo com que seja falha a interpretação da mensagem para o consulente que esta ali em frente  a pessoa incorporada buscando respostas e soluções para sua vida.

Vejo muitas pessoas que trabalham com Entidades Espirituais dizendo:

  • Porque eu não consigo ser feliz no amor?
  • Porque eu não sou feliz na vida?
  • Porque  a minha família vive em guerra?
  • Porque eu não prospero na vida?
  • Porque eu sou perseguido (a) pelas pessoas?
  • Porque a minha Entidade Espiritual  não  me ajuda?
  • Qual será o caminho da minha Entidade Espiritual?
  • O que eu devo oferecer a minha Entidade Espiritual?

Essas e muitas outras perguntas você encontra  respostas através do Oráculo de Merindilogun.

Iboru Iboya Ibosheshe.

Asé o.

Oba Eni Oriaté Luciano Veríssimo (Sacerdote do Culto aos Orisás – Baba Egun).