Kimbanda Malei - O Culto aos Ancestrais

Dentro do culto Kimbandeiro cultuamos Divindades chamadas Baculu ou a Anima dos Ancestrais, nossa  propria corrente  espiritual ligada por linhagen de sangue nossos antepassados . Os Exus e Pombo Giras também são de uma certa forma Espíritos Baculus devido a já terem tido vida terrena, assim cada  Ancestral tem uma certa linhagem espiritual o que indentifica sua forma de manifestação e elementos de seu culto como assentamentos, cores, bebidas e etc. Devemos ficar muito atentos a estes aspectos para que tenhamos sempre uma forma de  culto segura e com respostas concretas, cada  Ancestral deve ser cultuado dentro de sua essência para que  seja compreendido e se manifeste em sua extrema força.  Na Kimbanda Malei temos esta diferença por isto uma forma de culto bem intenssa aos espíritos  por cultuar eles dentro de sua essência sem folclore ou mistificação, muita  coisa se fala hoje em dia sobre Kimbanda, Exus, Pombo Giras e etc, o que se deve compreender é que a  Kimbanda apesar de  ter se desenvolvido no Brasil  em vários aspectos  é um culto que provem dos feiticeiros  Congos onde os báculos  também são cultuados culto ainda existente em Cabinda (Republica do Congo e Luanda). Cultuamos  espíritos que são mais próximos de nossa  Cultura Brasileira, porem devemos buscar sempre a essência do culto em si  para que se compreenda os mecanismos que se traz  este Ancestral a esfera  terrestre  e como trabalhar de  uma forma saudável suas energias. O Kimbandeiro ao ser  iniciado assume uma forma de elo inseparável com seu Ancestral o que o faz estar em contato com esta força cotidianamente, e é sempre interessante buscar compreender  como esta este Ancestral renova suas energias pois o Kilengi espiritual deve ser renovado de tempo em tempo com os  rituais e oferendas específicos para que o Ancestral possa estar sempre disposto e desperto para atender nossas nessecidades em todos os momentos. Na completa Religião Africana existe um lado mais agressivo chamado Kimbanda aonde os indivíduos que a praticam são chamados de Kimbandeiros. A Kimbanda tem uma vasta história originada no congo africano, a sua Magia foi trazida ao Caribe através do trafico de escravos e veio ao Brasil por volta do ano de 1500.

O caribe não foi o único lugar a conhecer a Magia da Kimbanda, ela veio a Cuba, Brasil e aos países Sul Americanos. A Kimbanda é uma tradição que mesclou o conhecimento Bantu e Afro-indígena Latino Americano.

Existe uma grande diferença entre o culto de Orixás e o da Kimbanda, no culto de Orixá, os Sacerdotes se usam das forças da natureza para buscar suas metas, enquanto na Kimbanda seus Sacerdotes se usam das forças dos Ancestrais para atingir suas metas e a propósitos, através de Feitiços e Encantos em virtude de que os Kimbandeiros praticam uma poderosa e potente forma de Magia; os praticantes do Culto de Orixá evitam misturarem-se com os Kimbandeiros.

A Kimbanda tem seu próprio clero e regras, que variam de culto no qual a pessoa é iniciada, às vezes se mesclam em certas casas à Kimbanda, a Umbanda e ao Candomblé isto é um erro, pois a Kimbanda é outro mundo com fundamentos próprios dificilmente vividos por alguém que não é do culto.

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que trabalhe estritamente na Kimbanda, os bons Kimbandeiros geralmente são encontrados mais reclusos da sociedade com seus cultos mais fechados e pouco divulgados, assim também como sociedades secretas que trabalham fechadas a Kimbanda também assim é. Os Kimbandeiros geralmente não divulgam seus trabalhos, fazendo-os sempre por indicação de um amigo ou cliente conhecido. O poder de um Mestre de Kimbanda é tão forte que pode tornar uma pessoa mal sucedida em uma pessoa bem sucedida na vida em um prazo curto de tempo, se crê também que um Kimbandeiro pode ocasionar a morte de uma pessoa no prazo de 24 horas, um Kimbandeiro pode fazer grandes feitos somente falando alguns encantamentos.

Agora vemos grande divulgação em livros sobre Orixás, já livros sobre Kimbanda “NÃO” existem, e o material que existe é deturpado e feito por pessoas ignorantes na forma de pratica e cultura e nunca foram realmente iniciadas no culto, a ignorância e falta de cultura acaba colocando medo nas pessoas, e é isto que ocasiona a extinção de muitas culturas.

É o meu propósito através deste trabalho passar informações àqueles que estão interessados realmente no culto da Kimbanda, meu embasamento Religioso vem da linha Malei Nkulu de Culto aos Antepassados praticados na Paraíba e no Rio Grande do Sul. A Kimbanda é um lado muito fascinante da Religião Africana e não deve ser ignorado ou mal interpretado pelas pessoas que não conhecem, e me sinto muito honrado e feliz por fazer parte desta cultura.